O uso do protetor solar é um dos fatores principais para proteger a pele.
Com a chegada do verão, outro assunto muito importante também está em pauta: o câncer de pele. Por isso, a campanha Dezembro Laranja começa este mês abordando sobre a necessidade de se prevenir contra a doença.
Ele é um tumor que atinge a pele, sendo o câncer de maior frequência no Brasil e no mundo. Mais comum em pessoas acima de 40 anos, é considerado raro em crianças e pessoas negras.
O câncer de pele é ocasionado, principalmente, pela exposição excessiva aos raios ultraviolentas provenientes do sol. Após a multiplicação descontroladas das células, pode ser classificado em duas formas:
Câncer de pele melanoma: tem origem nas células produtoras da melanina, substância que determina a cor da pele. Atinge menos pessoas e é o mais agressivo.
Câncer de pele não melanoma: o mais frequente no Brasil, responsável por 30% de todos os casos de tumores malignos registrados no país.
Por isso, a utilização de protetores solares é tão necessária, especialmente neste período em que os raios solares são mais intensos. É importante também o uso de roupas, bonés, chapéus, óculos escuros e optar por ambientes com sombras. Quando diagnosticado e tratado desde o início, o câncer de pele tem 90% de chance de cura.
Conte sempre com profissionais de confiança em casos suspeitos. Diagnóstico precoce é fundamental.